quarta-feira, 30 de abril de 2008

18 de abril de 2008

Esta sexta tivemos uma experiência diferente. Desta vez, além de um menino lindo de 4 anos, tivemos um jovem de 16 que tinha perdido a visão devido à Leucemia.

O Joaquim já o conhecia, mas para nós era a primeira vez que iríamos contactar com ele.
A história dele não era fácil. Tinha andado muito tempo em hospitais a tentar descobrir o que tinha, só quado perdeu a visão suspeitaram de Leucemia. Por isso não foi uma criança que nasceu sem a capacidade de ver, ele sabe o que isso é...mas perdeu-a!

A principio pensei, que iria ser difícil comunicar com o "Nelson" devido a ser invisual... passou-me pela cabeça que seria um jovem magoado e triste. Mas não podia estar mais enganada! Deve ser das pessoas mais comunicativas e mais bem dispostas que conheci...
Entrou logo no cantinho a gozar com o Joaquim, por o Benfica "dele" ter perdido! O "Tiago" de 4 anos já lá estava a brincar connosco há algum tempo. Tinha feito o transplante de medula há um mês e tinha perdido o cabelo, sobrancelhas, pestanas...

Com a máscara na cara, entrou veio um pouco a medo, e um pouco envergonhado, mas depois de um ou dois puzzles já queria brincar com tudo. Mal acabava um jogo queria que o pegasse ao colo para espreitar o que havia mais no armário que pudesse brincar...isto repetiu-se várias vezes!
Foi uma animação aquela manhã.

O Nelson levou o seu leitor de dvd portátil, o qual manobrava de uma maneira espantosa, muito melhor do que qualquer um de nós que se prende apenas a um sentido (à visão). Todo contente mostrava-nos as ultimas musicas que tinham saído para o mercado: "e já ouviste esta?".."espera vais ouvir esta, esta é que é altamente!".... Foi uma delicia ver como ele vibrava com cada musica, e como facilmente encontrava o que queria e que com um sorrisos enorme nos mostrava e ficava à espera da nossa reacção.
Como ele próprio diz "eu sou cego mas vejo mais que vocês todos juntos!".... e é verdade!
Uma alegria de viver, uma força da natureza mesmo este Nelson... contagiante, inspirador!!


Se pensar-mos que poderá ter em comum uma menino de 4 anos e uma jovem de 16 invisual... pois eu também não sabia... mas acreditem que eles encontraram.
O Nelson com o seu leitor de dvd mostrava as musicas ao Tiago, ajudava-o a construir estruturas, brincava com ele...foi das melhores manhas que já passei no nosso cantinho!

Mais uma lição de vida, vinda das pessoas que arranjam forças, esperança e alegria de viver nas suas tristezas e limitações. Um bem haja a estes dois anjos!

Sem comentários: