quarta-feira, 26 de março de 2008

Fernando e Rita no IPO do Porto.

O meu primeiro contacto com o voluntariado foi no dia 7 de março, uma sexta feira de manhã. Foi o primeiro dia em que tive meninos com quem interagir. É no STMO (Serviço de Transplante de Medula óssea) do IPO do Porto. Por intermédio da Associação Acreditar que intervem também no internamento do IPO e no hospital de São João do Porto, temos o nosso cantinho neste serviço.
Conheci então o Fernando de 4 anos e a Rita de 5 (nomes fictícios).
O meu receio era de me emocionar e de me deixar levar pelas emoções e não conseguir assim ajudar, e era para isso que lá estava. Mas ao contrário do que eu podia imaginar, tanto um como outro apareceram para a consulta muito bem dispostos e cheio de vontade de brincar enquanto esperavam pelos resultados das análises. São eles que nos dão força, e que nos alegram a nós...perante tanta crueldade, eles são o motor de tudo!
Assim o meu "trabalho" estava facilitado, pois ambos se sentiram logo à vontade comigo e decidiram logo fazer os puzzles, os desenhos e tudo o que se lembraram.

O Fernando vinha de gorro e dava para ver que tinha perdido o cabelinho, pois também o mesmo tinha acontecido às pestanas e às sobrancelhas.
Já a Rita, embora de máscara também , pois todos os pacientes a usam visto estarem imunodeprimidos (com as defesas do organismo debilitadas), já tinha perdido o cabelo e este já estava de tal maneira crescido que ela já conseguia fazer um carrapito na cabecita.

É incrivel ver a força destas crianças, que sofrem e que passam por tanto. São uma inspiração, uma fonte de energia. E a forma como se dão, como nos deixam dar e participar neste processo que eles encaram com um a garra maior do que qualquer um que os rodeie, da-nos vontade de querer fazer mais.

Este foi o meu primeiro dia de voluntariado e que mudou af orma de eu percepcionar o mundo...foi o começo de um a nova fase da minha vida!

Agradeço este dia!

1 comentário:

Inês disse...

Parabéns pelo teu trabalho :) É preciso ter muita força para se conseguir fazer voluntariado em qualquer lado, em especialmente no IPO (crianças), por isso desejo-te muita força :)

Só não te faço chegar roupa, porque normalmente tenho a quem ditribuir. Bom trabalho. IG